O Grupo de Estudos

CRIS

Histórico

 

Filosofia, Saúde, Educação e Espiritualidade (FSEE) é um Grupo de Estudos idealizado pelos professores: Dr. André Renê Barboni (DSAU) e Drª. Suzi de Almeida Vasconcelos Barboni (DCBIO). Tem suas atividades desenvolvidas e apoiadas no e pelo Centro de Referência de Informação em Saúde (CRIS), da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e é um Grupo de Pesquisa reconhecido pelo CNPq e Certificado pela UEFS.


Sua efetiva criação se deu no início do primeiro semestre de 2014 com a oferta da disciplina de graduação: “Saúde e Espiritualidade” (BIO161) e posteriormente com o registro oficial do Grupo de Estudos junto ao CNPq e à UEFS.


O Projeto de sua criação está ligado às ações que seus idealizadores vem desenvolvendo ao longo de toda a sua vida acadêmica e que agora ganha delineamentos mais nítidos em busca de um novo paradigma de Educação que trabalhe a condição integral do Ser e de um conceito mais abrangente de Saúde que leve em conta também a nossa Espiritualidade.


Angustiado com a falta de um Sistema Filosófico que desse conta de tratar dos problemas atuais, concernentes aos campos da Saúde e da Educação, em uma sociedade onde a visão materialista se tornou hegemônica e é utilizada para distorcer o papel dos profissionais de saúde e educação na construção de uma sociedade cidadã, o Professor Dr. André Renê Barboni empreendeu uma nova busca por conhecimento que o pudesse conduzir a este tão almejado Sistema e a partir do primeiro semestre de 2011 iniciou mais um curso de graduação na condição de estudante do recém criado Curso de Filosofia da UEFS.


Sua monografia de graduação que em breve estará disponível neste site, contém o resultado desta busca e se constitui no primeiro para a construção coletiva de um novo modelo a ser seguido por aqueles que acreditam que o homem não precisa ser o lobo do próprio homem e que todo mundo pode mudar o mundo. Neste novo modelo o homem deve ser considerado no seu aspecto integral e, portanto, a sua espiritualidade não pode ser esquecida.


O modelo atual se contrapôs a um modelo anterior onde a religião, tratada de forma dogmática, tentou impor a sua posição e acabou cometendo atos que a sociedade atual não consegue mais aceitar como justificáveis e/ou necessários. Não nos cabe, aqui, fazer qualquer juízo de valor, mas alertar para o fato de que a nova posição assumida por muitos acadêmicos não é muito diferente da posição dos antigos inquisidores. Isso se dá pelo fato de que o novo paradigma tem se mostrado tão dogmático quanto o anterior.


Defendemos que o espaço acadêmico deve ser um espaço que prima pelo debate das ideias e que ele só pode acontecer na medida em que as tratamos de forma não dogmática. Quando se toma uma ideia como verdade absoluta, ela se cristaliza e esta cristalização torna impossível a fluidez do debate franco e tão enriquecedor. O verdadeiro poder da Ciência não está no fato dela não errar, mas de que ao admitir os seus erros ela sempre torna-nos possível rever suas teorias que são substituídas por novas e mais aperfeiçoadas teorias que nos aproximam mais da verdade.


Trabalhamos assim, com a ideia de que Ciência, Filosofia, Religião e Arte são áreas produtoras de conhecimento que igualmente contribuem para o progresso da humanidade. Isso por si só, para muitos, já é uma novidade difícil de aceitar, mas o nosso grupo entende que esta é uma forma de se pensar que pode trazer frutos melhores do que os que até agora temos colhido e que tais frutos são fundamentais para a Nova Civilização do III Milênio a tanto tempo esperada.


Num mundo que se torna superpopuloso não se pode mais continuar cultivando os velhos hábitos que põem em risco não só a sobrevivência da nossa espécie, mas o próprio equilíbrio da vida no planeta. Mudar hábitos e estilos de vida é imensa tarefa que se torna impossível sem um respaldo filosófico-moral que dê sustentação para que o nosso racional consiga disciplinar os maus hábitos que cultivamos e abramos mão das regalias que satisfazem os nossos desejos egoístas, mas prejudicam os nossos interesses coletivos.


A Profª. Drª. Suzi de Almeida Vasconcelos Barboni também se sentia angustiada com o fato perceber uma certa inquietação dos seus alunos, e até mesmo, uma certa resistência e dificuldade com relação aos temas de tanatologia, eutanásia, aborto, finitude da vida, etc., que as disciplinas tradicionais com as quais trabalhava e também oferecidas por seus colegas professores não davam conta de resolver. Foi isso que lhe inspirou propor a disciplina “Saúde e Espiritualidade” (BIO161) ao Colegiado de Educação Física onde os professores, sensibilizados com a proposta, acolheram desde a primeira hora favoravelmente o seu pedido estendendo para 60h a proposta inicial de uma disciplina com 45h de duração.


Precisamos, então, criar um espaço de debate e reflexão capaz de dar conta destes propósitos e isso se deu a partir da criação do Grupo que conta com a colaboração dos professores: Dr. Carlos Augusto Lucas Brandão (DCBIO) e Dr. Juarez Duarte Bomfim (DCHF); além da participação de outros professores e profissionais convidados que tem ministrado palestras públicas para os nossos alunos e membros da comunidade.


Todos os recursos do CRIS estão à disposição das necessidades do Grupo.

 

 

Objetivos

Objetivo Geral:

Propiciar o debate acadêmico sobre as questões filosóficas nos campos da Saúde e da Educação considerando o homem integral, o que implica em abordar a sua Espiritualidade, com vias a pensar e trabalhar o seu papel na construção de uma Soviedade melhor e mais humanizada.

Objetivos Específicos:


Desenvolver estudos, pesquisas e projetos de extensão coerentes com os objetivos gerais do Grupo:

  • Estudar, traduzir, editar e divulgar as obras de Pietro Ubaldi;
  • Estudar e pesquisar as diversas formas de manifestação espirituais interferem e podem auxiliar na saúde individual e das populações;
  • Definir critérios e medidas de conduta que possam orientar os profissionais de saúde e educação nas sua práticas respeitando e valorizando eticamente a espiritualidade do outro;
  • Produzir subsídios técnicos para a criação de um fórum não dogmático de discussões sobre espiritualidade no âmbito acadêmico;
  • Criar condições técnicas e infra-estrutura para a implantação de um programa de pós-graduação em Saúde e Espiritualidade na UEFS;
  • Edição de uma Revista Técnica Periódica e Indexada na Área da Saúde e Espiritualidade com disponibilização dos artigos via Internet;
  • Elaboração e incentivo para elaboração de projetos de empreendedorismo social que levem em conta a questão espiritual do ser humano;
  • Criação de toda a infra-estrutura necessária para Assessoria e divulgação destes projetos.

Missão

Contaminar o máximo número de pessoas possível com o "vírus do empreendedorismo social" e estimular estas pessoas para que espalhem rapidamente esta "epidemia" para que todos possam se tornar rapidamente pessoas cidadãs, eticamente responsáveis por suas ações e socialmente engajadas na melhoria do planeta.

Nossos objetivos são:

1.

Sistematizar uma base bibliográfica do referencial bioenergético;

2.

Reunir evidências experimentais para embasamento de pesquisas e atividades de extensão do Grupo.

3.

Desenvolver e manter atualizado o “portal” para disponibilização destes conhecimentos pela Internet com o respectivo suporte aos usuários;

4.

Incorporar toda esta tecnologia desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Saúde e Espiritualidade ser oferecido futuramente;

5.

Interagir com pesquisadores de todo o mundo que atuem no referencial bioenergético.

Projetos

Projeto do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Saúde, Educação e Espiritualidade (FSEE)

O Projeto do FSEE envolve as seguintes atividades:

Desenvolvimento do Corpus Phylosoficus para construção de um novo referencial bioenergético de saúde

O projeto começou com a aprovação do Prof. Dr. André Renê Barboni no vestibular do recém criado Curso de Graduação de Filosofia da UEFS e finalizará a sua primeira etapa com a publicação da sua monografia de conclusão de curso.

Criação e oferta da disciplina de graduação - Saúde e Espiritualidade (BIO161)

Criada e aprovada no segundo semestre de 2013. Está sendo oferecida regularmente a partir do primeiro semestre de 2014.

Criação e Cadastro do Grupo de Pesquisa no Diretório do CNPq

O Grupo foi criado oficialmente em agosto de 2014.

Aulas Públicas sobre Saúde, Educação e Espiritualidade

Começaram de forma incipiente no semestre de 2014.1 e se intensificaram a partir do semestre de 2014.2. Todas ministradas no CRIS por pessoas comprometidas e convidadas que muito nos honraram com sua colaboração.

Curso de Especialização em Saúde e Espiritualidade

Projeto em fase de elaboração, deve ser tramitado na UEFS em 2015.1 e está previsto para iniciar em 2015.2..

Tradução bilingue das obras de Pietro Ubaldi

A filosofia do Prof. Pietro Ubaldi tem se mostrado fundamental para os propósitos do nosso grupo e ainda são pouco conhecidas as contribuições deste filósofo italiano que desenvolveu metade da sua filosofia no Brasil. Imensamente abrangente, sua obra merece ser estudada em profundidade por um academia que tem dificuldades de debater tudo o que aborda Deus e espiritualidade de forma não preconceituosa. Além disso, dada às grandes dificuldades que este autor encontrou para publicar as suas obras que só chegou até nós pelo heróico esforço dos seus amigos e admiradores, mas que por, talvez, não estarem ligados ao meio acadêmico não puderam dar o devido cuidado que uma obra deste nível merece em termos acadêmicos, assumimos o compromisso de produzir uma tradução bilingue (Italiano-Português) de suas obras, a começãr pela "A Grande Síntese", seguindo todo o rigor acadêmico para que suas ideias possam ser melhor apreciadas.

Parcerias

CEUA: Comissão de Ética e Pesquisa com Animais

LAMASP: Laboratório de Microbiologia Aplicada e Saúde Pública

NUC: Núcleo de Estudos da Contemporaneidade

PET-SAÚDE: Programa de Educação para o Trabalho

Mais Artigos...