Projetos

Projeto do Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia, Saúde, Educação e Espiritualidade (FSEE)

O Projeto do FSEE envolve as seguintes atividades:

Desenvolvimento do Corpus Phylosoficus para construção de um novo referencial bioenergético de saúde

O projeto começou com a aprovação do Prof. Dr. André Renê Barboni no vestibular do recém criado Curso de Graduação de Filosofia da UEFS e finalizará a sua primeira etapa com a publicação da sua monografia de conclusão de curso.

Criação e oferta da disciplina de graduação - Saúde e Espiritualidade (BIO161)

Criada e aprovada no segundo semestre de 2013. Está sendo oferecida regularmente a partir do primeiro semestre de 2014.

Criação e Cadastro do Grupo de Pesquisa no Diretório do CNPq

O Grupo foi criado oficialmente em agosto de 2014.

Aulas Públicas sobre Saúde, Educação e Espiritualidade

Começaram de forma incipiente no semestre de 2014.1 e se intensificaram a partir do semestre de 2014.2. Todas ministradas no CRIS por pessoas comprometidas e convidadas que muito nos honraram com sua colaboração.

Curso de Especialização em Saúde e Espiritualidade

Projeto em fase de elaboração, deve ser tramitado na UEFS em 2015.1 e está previsto para iniciar em 2015.2..

Tradução bilingue das obras de Pietro Ubaldi

A filosofia do Prof. Pietro Ubaldi tem se mostrado fundamental para os propósitos do nosso grupo e ainda são pouco conhecidas as contribuições deste filósofo italiano que desenvolveu metade da sua filosofia no Brasil. Imensamente abrangente, sua obra merece ser estudada em profundidade por um academia que tem dificuldades de debater tudo o que aborda Deus e espiritualidade de forma não preconceituosa. Além disso, dada às grandes dificuldades que este autor encontrou para publicar as suas obras que só chegou até nós pelo heróico esforço dos seus amigos e admiradores, mas que por, talvez, não estarem ligados ao meio acadêmico não puderam dar o devido cuidado que uma obra deste nível merece em termos acadêmicos, assumimos o compromisso de produzir uma tradução bilingue (Italiano-Português) de suas obras, a começãr pela "A Grande Síntese", seguindo todo o rigor acadêmico para que suas ideias possam ser melhor apreciadas.